sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Livro 1984




 O que fala no livro 1984

Entende-se por utopia a idealização de uma sociedade boa e ideal.

Denomina-se distopia a idealização de uma sociedade em condições de extrema opressão, desespero e privação. Neste resumo do livro 1984 de George Orwell será possível entender por o livro ser uma distopia, e especialmente para quem o mundo descrito na narrativa é uma utopia.

Ao construir sua ficção, Orwell afirmou inspirar-se na reunião dos líderes dos Aliados na Conferência de Teerã, em 1944. Conferência está, o primeiro de uma série de acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial.

Na criação do romance, Orwell escreveu de forma com que os capítulos possam ser agrupados em conjuntos. Antes do resumo do livro, é importante ter uma visão geral sobre isso. O livro fala como é a nação de Winston, governada pelo Partido, coordenado por um personagem chamado Grande Irmão e pelos membros do partido interno, que eram ricos e com muitos benefícios. Obviamente, compunham a menor parte da sociedade.

O restante era dividido entre membros do partido externo, com menos benefícios; e prole, os abandonados. A explorada a revolução interna do protagonista: Winston. Ele já não concordava com os ideais do Partido. E finalmente, tem-se o desfecho de 1984. Orwell evidencia que o totalitarismo é eficiente para manter a ordem.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário , volte sempre!