sábado, 7 de janeiro de 2023

Regime Militar


 Exatos cinquenta anos atrás, o Brasil mergulhou em um Regime militar que iria perdurar por mais de duas décadas."regime que se estendeu no Brasil de 1964 até 1985"os civis foram as ruas pedir ajudar as militares contra um golpe comunista.

   “Anos de chumbo”. 

"A reação conservadora foi imediata e ocorreu nas ruas no dia 19 de março com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Essa passeata mobilizou mais de 500 mil pessoas em São Paulo contra o comunismo e reivindicando a intervenção dos militares na política brasileira."

O Regime militar durou muito graças ao apoio da sociedade civil, anestesiada pelo “milagre” econômico, 

 


 "Guerrilhas"

   A partir do movimento, formou-se uma guerrilha para atuar na Serra do Caparaó, em Minas Gerais, entre 1966 e 1967.

 O objetivo era estreitar os laços com os camponeses, nos moldes do que havia sido feito na Sierra Maestra, Cuba. Não obteve sucesso a ação na Serra do Caparaó, sendo que os cerca de 20 guerrilheiros renderam-se.

Assim se formou uma dissidência do Partido Comunista Brasileiro (PCB): a Aliança Libertadora Nacional. A dissidência ocorreu porque a direção do PCB defendia a manutenção de uma frente ampla de organizações políticas para enfrentar o regime, em detrimento da luta armada.

 Para superar essa política, Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferreira criaram a Dissidência Comunista, que daria origem à ALN. Assaltos a bancos foram realizados para financiar as ações, sendo assaltado inclusive um trem pagador da ferrovia Santos-Jundiaí.

 Quem derrubou os militares do poder? 

Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim ao Regine militar e deu início a um novo período.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário , volte sempre!